quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fibras: Benefícios para o Intestino

Os benefícios das fibras para o intestino são bem conhecidos. Também sabemos que nos protege das doenças cardiovasculares e na redução do risco de alguns tipos de câncer. Mesmo sem fornecer nutrientes, elas são essenciais na nossa alimentação. Podemos dividir as fibras em solúveis e insolúveis. Como sabemos a pectina e a principal fibra solúvel que é encontrada nas frutas como: laranja e maçã, vegetais como: cenoura, na aveia e nas leguminosas. São solúveis por reter água formando uma estrutura em forma de gel. Ajudam na redução do colesterol e ainda na redução da glicose no sangue, pois absorve a mesma.

As fibras insolúveis são encontradas em todos os vegetais. As maiores quantidades estão nos grãos de cereais, como: milho, soja, grão-de-bico e nas frutas consumidas com casca, tipo maçã e ameixa. Ajudam a prevenir algumas doenças como a prisão de ventre, diverticulite, hemorróidas e o câncer do colo. A principal função desse tipo de fibra é melhorar o trânsito intestinal. As dietas ricas em fibras insolúveis previnem o aparecimento de câncer. As fibras também podem ser usadas no controle de peso, porque não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Elas dão uma sensação de saciedade, aumentando o bolo alimentar e consequentemente reduzindo a ingestão de gordura dos outros alimentos.

Segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa nas grandes capitais do Brasil é de aproximadamente 20 gramas. As necessidades diárias de fibra, para uma pessoa adulta variam entre 25 a 30 gramas, numa proporção de 70% de fibras insolúveis e 30% de fibras solúveis.

Para corrigir a deficiência de fibras, é importante uma alimentação variada e equilibrada, que contenha aveia, frutas, nozes, verduras, legumes, grãos e pão integral nas refeições. Como nós sabemos nem sempre isso é possível, e para alcançar as quantidades mínimas, tornasse necessária a ingestão de suplementos ricos em fibras. É importante lembrar que, para as fibras funcionarem bem, é necessária a ingestão de bastante líquido. Muitas pessoas que aumentam o consumo de fibras sem aumentar a ingestão de água acabam sofrendo de prisão de ventre, ou seja, exatamente um dos problemas que desejam eliminar.

Assista ao vídeo sobre Variações do Intestino
Consequências da Falta de Fibra e Água



Aguarde o nosso próximo artigo...

Achou o Artigo útil? Se achou clique em maisnutricao.hd1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.